Coronavírus: como cuidar da sua saúde mental durante a quarentena?
Desde que o Novo Coronavírus (COVID-19) foi descoberto, em dezembro de 2019, na China, até o dia 25 de março de 2020, mais de 423.252 casos já foram confirmados ao redor do mundo. Os registros de óbitos chegam a 19 mil. No Brasil, os dados são de 2 mil casos confirmados e 46 mortes, conforme dados do Ministério da Saúde, divulgados na terça-feira, 24.
A situação de pandemia está alterando a rotina de muitas pessoas em diferentes condições e países. Para quem pode preservar sua saúde adotando uma nova rotina, como a quarentena, as dúvidas relacionadas à saúde mental e emocional passam a ser discutidas cada vez mais, enquanto ações mais enfáticas de combate ao Novo Coronavírus (COVID-19) são estudadas.
Além das medidas básicas de proteção, como evitar aglomerações, o contato com superfícies não-higienizadas e realizar a limpeza constante das mãos, listamos algumas atitudes que podem contribuir para enfrentar o momento com mais tranquilidade, segurança e bem-estar. Confira:
Mantenha uma rotina de exercícios
Para quem possui uma rotina de exercícios físicos na academia, ficar em casa pode ser um desafio e tanto. Porém, inúmeros profissionais estão disponibilizando aulas on-line, assim como, as próprias academias. Adapte seus horários e realize treinos com acompanhamento a distância do seu personal. Se preferir um treino independente, busque por orientações antes de praticar os exercícios (mesmo que por e-mail ou chamada de vídeo!). A atividade física colabora com a produção de endorfina, proporcionando bem-estar e regulando o humor.
Foco na alimentação saudável
Em contrapartida, a alimentação também é um ponto forte nesse momento de quarentena. Fatores como a ansiedade alimentar podem desencadear alterações na sua alimentação, com excessos e ganho de peso. Evite alimentos industrializados e mantenha seu corpo hidratado.
Esteja atento à imunidade: evite o estresse
Além de praticar exercícios físicos e cuidar da alimentação, durante a quarentena, esteja mais atento à sua imunidade. O fato de estar em casa pode ser estressante e afetar seus níveis de cortisol, suprimindo a imunidade e contribuindo para complicações derivadas da COVID-19, atingindo inclusive as vias respiratórias. Evite o estresse e o desgaste emocional. A vitamina D pode ser uma boa aliada da sua imunidade, com isso, atitudes simples, como o banho de sol (por 10 minutos) pode ser fundamental na proteção do seu organismo.
Autoestima em dia durante a quarentena
Cuidar do corpo, da mente e do emocional é essencial em qualquer situação. Mas durante a quarentena, lembre-se e tenha mais autocuidado! Embora esteja fora do ambiente de convívio, de trabalho e social, não deixe de cuidar da sua pele, cabelos, unhas e do seu visual. Além de protegida, esteja linda, independente do lugar.
Quando devo procurar um especialista?
As dicas acima podem contribuir para o seu bem-estar e aliviar sua rotina de quarentena, mas não hesite em buscar ajuda profissional. Converse com seu médico se sentir sintomas de depressão, ansiedade, problemas alimentares, assim como, se você perceber algum sintoma de COVID-19. Em época de Coronavírus, se puder, fique em casa e cuide de você: a prevenção é a melhor ação.